Programa Jovens Urbanos

1 de set. de 2011

O Programa Jovens Urbanos é responsável pela formação de jovens de 16 até 20 anos que habitam as metrópoles. Sua metodologia formativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes.

Com cerca de 130 mil habitantes, Pouso Alegre encontra-se em um rápido processo de urbanização devido à sua localização. Por sua proximidade com diversas rodovias importantes a cidade abriga pelo menos 60 empresas das áreas de logística e transportes. Por essa razão, tem experimentado um crescimento acima da média das outras cidades da região.  

Além disso, a faixa etária mais populosa da cidade é a que vai dos 15 a 19 anos, totalizando cerca de 10 mil jovens. Estas características vão ao encontro da proposta do PJU, que tem por objetivo a ampliação de repertório cultural e social de jovens. Para tanto, estimula a circulação, a apropriação da cidade e das diferentes tecnologias e o desenvolvimento das habilidades comunicativas, visando qualificar a participação dos jovens na vida pública e sua inserção no mundo do trabalho.

___________________________________
Fontes: